Rio Quente

História da cidade

Por volta do ano de 1545 as águas quentes da região de Caldas Novas e Rio Quente foram citadas pela primeira vez em uma publicão espanhola. Nessa época já eram feitas incursões de índios, com trilhas que iam do Rio de Janeiro até Machu Pichu, no Peru. Os índios falavam uma praticamente uma só língua, o que facilitou muito as incursões que só foram aumentando com o passar do tempo.

O pau-brasil e depois o açúcar, principais atividades econômicas estavam concentradas no litoral e eram destinadas à exportação. A produção do açúcar utilizava mão-de-obra escrava indígena e africana e tecnologia portuguesa. No século 18 houve um grande impulso da economia com a mineração, o que originou um movimento de gente para o interior do país, com a formação de Bandeiras, cujo o objetivo maior era a descoberta de ouro, pedras preciosas e índios para escravizar.

Bartolomeu Bueno da Silva, o filho do Anhangüera, em 1722, ao desviar-se do caminho que seu pai, anos antes havia traçado, encontra as fontes termais formadoras do Rio Quente, que foram denonimadas Caldas Velhas, onde hoje está situada a Pousada do Rio Quente. Os índios da região eram os Guaiás, da tribo Tupi, cujo nome significa pessoa igual, da mesma raça. Os Guaiás e já conheciam os poderes terapêuticos das águas quentes. Essas tribos foram sendo exterminadas pelas doenças trazidas pelos brancos e por serem levadas para outras regiões como escravos. Os mamelucos,resultado do cruzamento entre os homens brancos com as indias locais, foram os grandes responsáveis pela interiorização do país pois tinham os conhecimentos dos índios sobre a região, falavam a mesma língua, e também aspiravam ter o mesmo status dos pais.

Geografia

Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. Em relação a dimensão territorial o município tem uma boa agricultura, porém voltada mais para a pecuária de leite. O foco maior e a sua principal econimia é o turismo nacional e internacional, recebendo um número cada vez maior de turistas internacionais de muitos países como: Japão, EUA, Argentina, Mexico, Inglaterra, Portugal, segundo pesquisas locais.

A cidade de Rio Quente foi emancipada em 1.988 depois de um longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, deixou de ser povoado Caldasnovense e se tornou Rio Quente emancipada. situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 23°C, oferecendo aos seus visitantes excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.

A extensão territorial da cidade é grande em vista do seu número de habitantes,mas que vem crescendo constantemente. Isso ocorre pelo fato de que bairros do município se encontram distantes uns dos outros.